quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Dá cá mais 5! [D'Alva & Ana Cláudia]



Continuamos este dia dos namorados aqui no Dá cá mais 5! com a dupla que defende INÉRCIA. Estou a falar dos D'Alva e Ana Cláudia! Estão prontos para ver as respostas deles?

D'ALVA

Uma palavra para definir o tema da canção.
Viagem.

Como surgiu a ideia para a canção?
Estavam várias ideias em cima da mesa, todas interessantes, mas nada cabia a 100% na voz e imaginário da Ana, que pudesse trazer a diferença que queríamos imprimir num contexto tão peculiar como a Eurovisão.
Sonicamente buscámos um universo onde esse sentimento existe e cabe, mas longe dos géneros óbvios para Portugal. Procuramos uma sonoridade harmónica assumidamente pop e nórdica, conduzida por poli-ritmos africanos, algo que nos sai naturalmente, com uma produção eletrónica subtil, sofisticada e clássica ao mesmo tempo, que une a música que fazemos entre D’Alva e a Ana Cláudia mas com uma estrutura que desafia o formato canção.

Que sentimento/emoção achas que a tua canção vai despertar no público que a ouvir?
A ideia é evocar um sentimento tão português ou brasileiro - influências principais da Ana - como é o Fado, não enquanto género musical necessariamente, mas essa coisa tão nossa de sofrer, ficando voluntariamente reféns disso mesmo. Mais que uma canção convencional procuramos criar um momento disruptivo no Festival que não pela factor choque.
Uma viagem de três minutos onde se esquece o tempo e sem se sair do lugar como o título faz alusão - Inércia.

Como decidiste quem iria interpretar a tua canção?
Procurámos uma voz com identidade, não apenas capaz de cantar as notas certas e que conseguíssemos complementar. e alguém que já tivesse a experiência necessária para lidar com tudo o que vem com o festival. De há um par de anos para cá há uma nova geração a criar Pop Electrónica com contornos não tão imediatos como o Francis Dale, Mai Kino, Sease, The SRL, Vaarwell, até a Isaura que venceu a edição do ano passado já explorou mais essas sonoridades. A Ana é uma boa representante dessa fatia que já beneficiava de uma expressão que corresponda à qualidade de toda esta música. Ao mesmo tempo era importante ter alguém com quem tivéssemos alguma intimidade, porque a vitória está em participar e queríamos alguém com quem partilhar este momento.

Completem a frase: Aceitei o convite para participar no Festival RTP da Canção porque... queríamos representar bem este momento da música portuguesa. Bem antes do irmãos Sobral vencerem e voltar a ser OK participar queríamos participar, e somos os três fãs do Festival desde crianças.


ANA CLÁUDIA

Uma palavra que resuma a mensagem da canção.
Aceitação.

Uma palavra para definir o ritmo do tema que vais interpretar.
Surpreendente.

Um sentimento/emoção que a canção desperta em ti, ao cantares o tema.
Arrebatamento.

Uma palavra para caracterizar o teu estado de espírito se passares à FINAL em Portimão.
Satisfação.

Completa a frase: Aceitei o convite para participar no Festival RTP da Canção porque... foi um convite dos D’Alva e porque gosto muito do novo formato do Festival.


Não percas a oportunidade de votar nas nossas sondagens para a Semifinais clicando nos links respetivos: SEMIFINAL 1 clica aqui & SEMIFINAL 2 clica aqui

A sondagem para a Grande Final ficará disponível AQUI após a Semifinal 2, quando soubermos quem são os apurados para mesma!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário ;)