Ora vejamos, entre os principais concursos atualmente em exibição, mas com um alcance menor do que o ESC, contam-se o Eurovision Young Dancers (concurso bienal de dança), o Eurovision Young Musicians (concurso bienal de músicos com idades inferiores a 19 anos), o Eurovsion Song Contest (a marca de maior de sucesso de entre as promovidas pela EBU) e o Junior Eurovision Song Contest (uma réplica do festival eurovisão da canção, mas adaptada a crianças entre os 9 e os 14 anos, com regras um pouco diferentes das do formato original). Temos por último os concursos que não vingaram, ou seja, aqueles que acabaram por ser cancelados entretanto. É exemplo disso o Eurovision Dance Contest, concurso anual de dança, que apenas teve duas edições em 2007 e 2008, apesar de ter estado previsto o lançamento da terceira edição em 2009 no Azerbaijão, que a EBU veio a cancelar alegando uma "séria falta de interesse" por parte dos países-membro da organização.
Outro formato do género também organizado pela EBU foram os Jogos Sem Fronteiras, um concurso de sucesso que teve início em 1965 e que atraiu um grande número de países participantes na altura, mas que acabou cancelado em 1999, por razões que desconheço e que não consegui descobrir na pesquisa que fiz para escrever este post (se alguém souber diga sff). Este programa chegou a ter planeadss dois regressos com renovação do conceito dos Jogos, em 2007 e em 2013, mas ambos acabaram por não ir avante.
Prevê-se ainda o lançamento dos European Championships em 2018, um evento quadrienal organizado pela EBU em conjunto com 7 federações desportivas, com vista a promover mais um campeonato no calendário desportivo europeu. Está prevista a organização da edição inaugural de 2018 em duas cidades, Berlim e Glasgow, dividindo as atividades de atletismo para a primeira e as aquáticas para a segunda.
Em relação ao Eurovision Choir of the Year que foi lançado este ano, a expectativa foi muita (pelo menos a minha sim 😉) e espero que seja mais um formato de sucesso que venha para ficar, pois o Verão também precisa de um programa eurovisivo.
Qual é a vossa opinião? Acham que a EBU deveria apostar em algum outro formato diferente? Contem-me tudo nos comentários ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa o teu comentário ;)