sexta-feira, 21 de julho de 2017

Eurovision Choir of the Year 2017

A marca Eurovision lançou mais um concurso, desta vez dedicado ao canto coral. A iniciativa parece ter tudo para ser um sucesso, juntando-se assim mais este evento anual ao grupo dos eventos eurovisivos. De facto, acho que as expectativas são bastante altas, porque na história recente da "marca" os novos concursos pouco têm vingado. Depois do sucesso mais que comprovado do Eurovision Song Contest, o passo óbvio seria precisamente lançar mais formatos do género, sob  mesma chancela, para ter mais sucessos de audiências e de participação. No entanto, tal nem sempre se tem verificado.

Resultado de imagem para eurovision dance contestOra vejamos, entre os principais concursos atualmente em exibição, mas com um alcance menor do que o ESC, contam-se o Eurovision Young Dancers (concurso bienal de dança), o Eurovision Young Musicians (concurso bienal de músicos com idades inferiores a 19 anos), o Eurovsion Song Contest (a marca de maior de sucesso de entre as promovidas pela EBU) e o Junior Eurovision Song Contest (uma réplica do festival eurovisão da canção, mas adaptada a crianças entre os 9 e os 14 anos, com regras um pouco diferentes das do formato original). Temos por último os concursos que não vingaram, ou seja, aqueles que acabaram por ser cancelados entretanto. É exemplo disso o Eurovision Dance Contest, concurso anual de dança, que apenas teve duas edições em 2007 e 2008, apesar de ter estado previsto o lançamento da terceira edição em 2009 no Azerbaijão, que a EBU veio a cancelar alegando uma "séria falta de interesse" por parte dos países-membro da organização.

Resultado de imagem para jeux sans frontieresOutro formato do género também organizado pela EBU foram os Jogos Sem Fronteiras, um concurso de sucesso que teve início em 1965 e que atraiu um grande número de países participantes na altura, mas que acabou cancelado em 1999, por razões que desconheço e que não consegui descobrir na pesquisa que fiz para escrever este post (se alguém souber diga sff). Este programa chegou a ter planeadss dois regressos com renovação do conceito dos Jogos, em 2007 e em 2013, mas ambos acabaram por não ir avante.

Resultado de imagem para european championshipsPrevê-se ainda o lançamento dos European Championships em 2018, um evento quadrienal organizado pela EBU em conjunto com 7 federações desportivas, com vista a promover mais um campeonato no calendário desportivo europeu. Está prevista a organização da edição inaugural de 2018 em duas cidades, Berlim e Glasgow, dividindo as atividades de atletismo para a primeira e as aquáticas para a segunda.

Resultado de imagem para eurovision choir of the yearEm relação ao Eurovision Choir of the Year que foi lançado este ano, a expectativa foi muita (pelo menos a minha sim 😉) e espero que seja mais um formato de sucesso que venha para ficar, pois o Verão também precisa de um programa eurovisivo.

Qual é a vossa opinião? Acham que a EBU deveria apostar em algum outro formato diferente? Contem-me tudo nos comentários ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário ;)